Cinco pontos do Calvinismo!
- Gustavo Rodrigues
- 22 de mai. de 2016
- 2 min de leitura
Graça Irresistível
A graça irresistível é o quarto dos Cinco Pontos do Calvinismo. Segundo essa doutrina, aqueles que Deus escolheu antes da fundação são chamados eficazmente por Sua Palavra e Seu Espírito no tempo determinado por Ele, tendo suas mentes iluminadas para compreenderem o evangelho, nascendo de novo para que possam ver o reino de Deus e tendo suas vontades renovadas para que, livre e voluntariamente, venham a Cristo, através do arrependimento e fé, que são dons de Deus. Essa graça é chamada de irresistível porque é impossível a um eleito resistir ao chamado do Espírito Santo em seu coração, sendo ela o único motivo pelo qual alguns pecadores recebem o evangelho e outros não. Mesmo que apenas os eleitos sejam chamados eficazmente, o evangelho deve ser pregado a todos os homens, para testemunho a todas as nações.

O senhor poderia muito bem realmente ter feito com que a sua graça fosse irresistível, Ele poderia fazer com que quem Ele chamasse não tivesse escolha, mas Ele escolheu não fazer desta forma. Vemos em Mateus 22:14 que muitos foram os chamados e poucos os escolhidos. Por isso a graça do Senhor é algo que está disponível a todos os homens como vemos em 1 Coríntios 5:15: “Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa. Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos.” Lembrando que neste texto é usado a palavra muitos tanto para os que morreram quanto para os que receberam o dom da graça, e como a bíblia diz que todos através do pecado de Adão morreram, logo os “muitos” em que a graça abundou são todos. Então precisamos decidir firmemente seguir a Cristo.
Podemos citar alguns versículos que mostram justamente o contrário deste quarto ponto do Calvinismo:
Mateus 23:37: Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!
2 Crônicas 20:33 Contudo os altos não foram tirados porque o povo não tinha ainda disposto o seu coração para com o Deus de seus pais.
Jonas 3:3 E levantou-se Jonas, e foi a Nínive, segundo a palavra do Senhor. Ora, Nínive era uma cidade muito grande, de três dias de caminho.
O homem possui um coração duro. A graça do Senhor não nos obriga a aceitá-lo, ela apenas nos abriu a oportunidade de seguirmos o caminho correto. O desejo de Deus era que Jerusalém estivesse perto d’Ele, mas a palavra é bem clara de que eles não quiseram. O povo não havia disposto o coração a Deus. Jonas foi tão revolto com o que Deus queria para Ele que ele preferiu ficar na barriga do peixe, Deus quando mandou o peixe o lançar para fora, não foi em Nínive que ele fez isso, Jonas precisou fazer a escolha novamente, ele precisou dispor seu coração e ir a Nínive cumprir a vontade de Deus.
A graça de Deus é para todos e precisamos fazer a nossa parte. Precisamos aceitar este favor imerecido.
Referência:
Teologia & Vida, disponível em http://teologia-vida.blogspot.com.br/2008/10/calvinismo-na-bblia-iii-expiao-limitada.html
Comments