Separados para Deus!
- Gustavo Rodrigues
- 19 de jun. de 2016
- 2 min de leitura
Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. 1 Pedro 1:15,16

Nos dias de hoje "santo" se tornou um terno quase que pejorativo. E ainda contamos com algumas variações do termo como: santinho, santarrão, santo do pau oco e outros tantos. Tentamos até mesmo não sermos considerados como tal porque senão seremos afastados dos nossos amigos.
Ser santo é uma ordenança que o Senhor deixou para nós. Devemos ser santos como Ele é. Separei quatro perguntas para analisarmos esta questão, vejamos a seguir:
1ª O que é ser santo?
Começarei explanando o que não é ser santo. Ser santo não é ser arrogante, não é ser ermitão (se isolar totalmente), não é ser mal educado e não é ser bitolado.
Ser santo é ser separado de tudo aquilo que nos faz pecar, de tudo que nos afasta de Deus. Tudo que nos leva a parecer menos com Deus precisamos nos separar disto. Ser santo é não se parecer com o mundo e se parecer com Deus.
Ser santo não é demonstrar os dons do Espírito e sim possuir o fruto do Espírito. É também sermos moldados conforme o Senhor quer, sem influência externa.
2ª Será que é possível ser santo?
Com certeza é possível. Nem de longe é algo fácil a ser alcançado mas é algo que através do Senhor podemos nos tornar. Nunca alcançaremos um nível de separação desejável por Deus sem a Sua ajuda. Ele é quem nos capacita a abdicar dos prazeres naturais do homem e possibilita a nossa separação do mundo. Por meio d'Ele é que conseguiremos alcançar a santidade.
3ª O que nos atrapalha de sermos santos?
No processo de santificação existem duas partes participantes: Deus e nós mesmos. Deus sempre fará a parte d'Ele neste processo, mas nós mesmos nos atrapalhamos. Nossa vontade, nossa carne luta todo tempo contra este processo. Precisamos nos alimentar das coisas de Deus para que não nos boicotemos, neste processo tão maravilhoso que é o da santificação. Somente nós mesmos podemos colocar empecilhos no nosso caminho. Precisamos atentar a cada dia e nos examinarmos constantemente para corrigirmos a nossa rota nesta estrada rumo a santificação.
4ª Será que podemos ajudar uns aos outros neste processo de santificação?
Quando estamos juntos somos mais fortes. Quando estamos congregando com nossos irmãos, caminhamos de mãos dadas e vamos aprendendo mais facilmente. Quando dois caminham juntos, mesmo que um caia terá o outro para levantá-lo, Nós temos a obrigação, por amor ao nosso próximo, de estar contribuindo para ele se tornar santo. Podemos nos aconselhar, estudar a palavra, orar juntos, tudo isto irá contribuir com o crescimento espiritual do meu irmão e a consequente separação das coisas que o afastam de Deus, o aproximando da santificação.
Ser santo deve ser ansiado por nós. Precisamos buscar a cada dia nos parecer mais com Jesus. Que sejamos santos como Deus é santo.
Comentarios