top of page

Espírito Santo!

  • Gustavo Rodrigues
  • 12 de jun. de 2016
  • 5 min de leitura

Sabemos que existe uma Santíssima Trindade, que consiste em Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Normalmente nas igrejas costuma-se falar muito de Deus Pai que criou os céus e a Terra, que pelo poder da Sua palavra tudo criou e de Jesus que se destituiu da Sua glória e habitou aqui na Terra como homem, mas nunca deixando de ser Deus, e conquistou na cruz a nossa vitória eterna, venceu o pecado e a morte. Deixamos muitas vezes de falar daquele que Jesus enviou para estar conosco todos os dias até a consumação dos séculos. Atos 1:8

Primeiramente devemos saber que o Espírito Santo é Deus Atos 5:3-4. É Ele quem fala aos nossos corações, nos convence dos nossos pecados, opera milagres, nos dá dons espirituais, quem nos dá entendimento para compreendermos os ensinamentos bíblicos, Ele é a pessoa da Trindade que habita em nosso coração. Ele é quem nos dá oportunidade para aceitarmos Deus na nossa vida, Ele nos dá o desejo de adorar a Deus, nossas vidas não teriam razão se não fosse pela Sua presença em nós. Sem o Espírito Santo não conseguiríamos nem mesmo aceitar a Cristo como nosso Salvador.


O Espírito Santo age em nossas vidas de algumas formas, vamos ver quatro delas:


Primeiro:

Ele nos convence do pecado, nos regenera e nos leva a buscar uma vida de obediência.


(João 16:7-8; Filipenses 2:13; 1 Coríntios 6:11)

É no Seu poder que deixamos o “velho homem” e nos revestimos de Cristo (Romanos 8:13)

É claro que não vamos virar anjos depois de aceitarmos Cristo e Seu Espírito, vamos pecar sim, mas o Espírito Santo nos chamará de volta a uma vida pura e piedosa, sem Ele pecaríamos e nada poderia nos convencer que estamos errados, viveríamos uma vida que não condiz com os ensinamentos de Jesus, pois a nossa consciência não nos condenaria por isto, pois afinal, todos fazem, isto é normal hoje em dia.


Segundo:

O Espírito nos ensina a viver, Ele é o espírito da Verdade

(João 16:13)

Ele é quem nos ensina tudo o que Jesus quer que aprendamos.

Sem a ajuda do Espírito Santo não compreenderíamos nada das escrituras, não poderíamos alcançar tão grande sabedoria de Deus, somos incapazes de discernir as palavras de Deus. Isaías 55:9 Os pensamentos de Deus são muito mais altos do que os nossos, habitamos ainda no corpo desta morte como Paulo disse em Romanos 7:24. 1 Coríntios 2:11-16 não podemos então entender os mistérios de Deus, pois para nós com homens naturais nos parece loucuras.


Terceiro:

O Espírito é quem nos capacita, literalmente nos imbui de poder.

(Atos 1:8; 4:8; 6:10)

Este poder tem como objetivo fazer de nós testemunhas eficazes de Cristo.

Somente por Ele é que podemos fazer alguma coisa na casa de Deus, pois Ele é quem nos dá forças para trabalharmos para Deus, para fazer as boas obras e levar as boas novas do evangelho. E não é pouca coisa que podemos fazer, o Senhor diz em Marcos 16:17:18 que faríamos coisas ainda maiores do que as que Ele fez, mas temos que estar conscientes que não somos nada sem Ele.


Quarto:

Ele é quem une a igreja, no dia do pentecostes houve uma “Babel” ao inverso.

(Gênesis 11:7)

Os povos foram espalhados pela Terra quando Deus confundiu sua linguagem.

Através do poder do Espírito Santo houve uma união dos povos formando assim a igreja de Cristo Jesus, pessoas de povos diferentes e diversos falam agora a mesma língua, a língua do Espírito Santo. Nós somos responsáveis de preservar a união da Igreja pelo vínculo da paz e pelo poder do Espírito Santo. Efésios 4:3.


Com isso devemos antes de qualquer circunstância em nossa vida consultá-lo, pedir a Ele que esteja conosco no que estamos fazendo, Jesus mandou os discípulos ficarem em Jerusalém até que do alto recebessem o Poder que viria do alto, ou seja, o Espírito Santo.


Podemos dizer que a vida de Pedro, por exemplo, se divide entre antes dele receber o Poder que veio do Alto e depois. Pedro andava com Jesus, conhecia Jesus, sabia até hábitos que Jesus possuía, como o de orar, jejuar e etc., mas Pedro quando se viu acuado por pessoas que poderiam matá-lo por Jesus, ele teve medo e negou o Mestre. Jesus na vida dele ainda era apenas um conhecido, ou até um amigo íntimo, mas Pedro ainda não tinha dentro de si a essência de Deus, Pedro já havia presenciado vários milagres de Jesus, já tinha até realizado milagres no nome de Jesus, mas Pedro ainda não havia recebido a plenitude do Espírito. A plenitude do Espírito é muito mais do que você somente andar, conversar ou conhecer Jesus, temos sim que fazer todas estas coisas, mas a plenitude do Espírito é você permitir que Ele entre em seu coração e o encha por completo, o permita transformar o teu coração e a tua vida.


Quando Pedro recebeu este Poder que veio do alto, a plenitude do Espírito, todo o medo, todo receio, toda vergonha, toda dificuldade de falar em público, toda falha de caráter, tudo o que impedia Pedro de fazer a verdadeira vontade de Deus caiu por terra, então Pedro começa a pregar com intrepidez e quase três mil almas se achegaram a Cristo. Atos 2:14. Vemos então como é grande a diferença do primeiro Pedro, antes do Espírito Santo, e o segundo Pedro, depois do Espírito Santo. Mas os discípulos não estavam à toa quando se cumpriu o Dia do Pentecostes.


Como está escrito em (Atos 1:14) eles perseveravam unanimemente em orações e súplicas, eles estavam reunidos orando, clamando e suplicando a Deus. Não podemos ficar de braços cruzados, esperando que vá cair do alto a nossa bênção, de fato muitas vezes Deus manda a nossa bênção, mas não conseguimos segurá-la, pois estamos de braços cruzados. A promessa de Deus do Espírito Santo não foi somente para os discípulos que andaram com Jesus. Romanos 8:14-17. Nós também O podemos receber, temos que comprar esta briga espiritual e devemos orar, jejuar e buscar sermos cheios do Espírito Santo.


Somente cheios do Espírito poderemos receber os Seus dons, 1 Coríntios 12:8-11, são eles: palavra de sabedoria (palavra divinamente inspirada que traz luz para uma situação), palavra de conhecimento (conhecimento de fatos que só poderia ser adquirido por revelação do Espírito Santo), fé (capacidade de crer em Deus por coisas extraordinárias, diferente da fé salvífica), dons de curar, operação de milagres, profecia (declaração do coração e da palavra de Deus e causa edificação, exortação e conforto), discernimento de espíritos, variedade de línguas, interpretação de línguas, é importante saber que estes dons não são nossos e sim do Espírito de Deus, que nos concede para um bem proveitoso.


Entretanto você não conhece uma pessoa espiritual pelos dons e sim pelos seus frutos, Mateus 7:13-20, uma pessoa espiritual é aquela que possui o caráter cristão. Deus através de Paulo nos deixou o modelo que devemos seguir em Gálatas 5:16-26, devemos buscar sim os dons espirituais, mas não esqueçamos do fruto do Espírito. Que Deus derrame sobre nós o Seu Espírito Santo.


 
 
 

Comments


Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Siga
  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow

Entre em Contato

 

gutoicnv@hotmail.com

  • Facebook Long Shadow

© 2023 por Gustavo Rodrigues

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page