Alegria em tempos difíceis
- Gustavo e Paula Rodrigues
- 21 de jul. de 2016
- 2 min de leitura
“Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos dispersas entre as nações: Saudações. Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.” Tiago 1:1-4
Ninguém em sã consciência deseja passar por tempos difíceis, mas todos, sem exceção e inevitavelmente, irão passar por eles. Tiago considera esse tempo como motivo para se alegrar. Mas, como me alegrar se estou em crise? Como posso me alegrar se estou passando por provações? Se perdi meu emprego, como vou ficar contente? Se perdi um ente querido, como poderei sorrir?

Estar alegre é muito mais do que possuir uma expressão no rosto. Sentir-se alegre é possuir um estado vivo de contentamento, ser satisfeito. Viver um momento de luto ou desespero não faz de ninguém uma pessoa triste. É totalmente natural nos sentirmos frustrados ou tensos em momentos de crise. O que Tiago nos recomenda é que não percamos a satisfação e o contentamento em ter em nossas vidas Aquele que é muito mais importante do que tudo aquilo que podemos perder, ou até deixar de ganhar, aqui neste mundo.
Não precisamos evitar este período de tristeza, mas devemos lembrar do que realmente importa para nossas vidas. Se para nos tornarmos pessoas maduras e íntegras precisamos passar por este período, que seja da melhor e mais curta maneira possível.
Muitos pensam que precisam manter a animação e o sorriso constante para mostrar aos outros que confiam em Deus. Entretanto, o que vai mostrar a glória do Senhor em nós é o fato de não atribuirmos culpa a Deus pelo nosso sofrimento e não abandonarmos a fé no Senhor, mesmo chorando e sofrendo. Vemos este exemplo na vida de Jó.
A alegria é algo que só sentimos verdadeiramente quando aceitamos a Jesus como nosso único e suficiente salvador, e isso não podemos perder, independentemente da situação que tivermos que atravessar. É o que podemos ver nas palavras do apóstolo Paulo: “Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece.” Filipenses 4:12,13
O grande segredo que Paulo descobriu foi depender do Senhor para fortalecê-lo em todas as circunstâncias. É o que necessitamos aprender. Que o Senhor seja nossa força e alegria nos momentos bons e naqueles em que parece que vamos desmoronar. E que saiamos do outro lado da tempestade com a fé fortalecida, com a perseverança intacta, com a alegria renovada, e mais maduros e íntegros do que antes, para a glória do Senhor.
Comments