top of page

Cinco pontos do Calvinismo!

  • Gustavo Rodrigues
  • 25 de mai. de 2016
  • 2 min de leitura

Perseverança dos santos


O calvinismo sustenta muito simplesmente que a salvação, desde que é obra realizada inteiramente pelo Senhor – e que o homem nada tem a fazer antes, absolutamente, “para ser salvo” -, é óbvio que o “permanecer salvo” é, também, obra de Deus, à parte de qualquer bem ou mal que o eleito possa praticar. Os eleitos ‘perseverarão' pela simples razão de que Deus prometeu completar, em nós, a obra que ele começou. Por isso, os cinco pontos de TULIP incluem a Perseverança dos Santos.

Citarei alguns versículos em que baseiam para tal afirmação:


Salmos 37.28: "Porque o SENHOR ama o juízo e não desampara os seus santos; eles são preservados para sempre; mas a semente dos ímpios será desarraigada."


Jeremias 31.3: "Há muito que o SENHOR me apareceu, dizendo: Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí."


Mateus 18.12-14: "Que vos parece? Se algum homem tiver cem ovelhas, e uma delas se desgarrar, não irá pelos montes, deixando as noventa e nove, em busca da que se desgarrou? E, se porventura achá-la, em verdade vos digo que maior prazer tem por aquela do que pelas noventa e nove que se não desgarraram. Assim, também, não é vontade de vosso Pai, que está nos céus, que um destes pequeninos se perca."


Lucas 22.32: "Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos."


João 3.36: "Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece."


João 5.24: "Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida."


Vemos em várias passagens a promessa de que Deus irá nos guardar e nos sustentar. Creio que a perseverança dos santos seja algo real, algo que a bíblia nos promete. Creio que todo aquele que aceitou a Jesus como único e suficiente salvador de todo seu coração, de toda a sua alma e de todo seu entendimento, o Senhor o guarda e completa a boa obra que Ele começou.


O que precisamos nos atentar é de entregarmos realmente a nossa vida por completo nas mãos de Deus. Quando estamos nas mãos de Deus as nossas escolhas serão as d’Ele e a nossa mente será como a d’Ele, não permitindo assim pecarmos e nos desviarmos, tornando este quinto ponto do Calvinismo, perseverança dos santos, possível.


A igreja tem levado muitas pessoas para o inferno por fazê-las acreditar que somente levantar as mãos num culto as salvará. A justificação na vida do crente é instantânea, mas precisamos ser santificados e isso é um processo.

Referência:

Monergismo, disponível em http://www.monergismo.com/textos/jcalvino/joao_calvino_5pontos_silverio.htm

Teologia & Vida, disponível em http://teologia-vida.blogspot.com.br/2008/10/calvinismo-na-bblia-iii-expiao-limitada.html

Comments


Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Siga
  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow

Entre em Contato

 

gutoicnv@hotmail.com

  • Facebook Long Shadow

© 2023 por Gustavo Rodrigues

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page